sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O que faz um Deputado?

A cada quatro anos escolhemos novos deputados estaduais e federais, mas muitas vezes não sabemos todas as tarefas que eles desempenham. É importante que a população saiba que os deputados são nossos representantes e, por isso, quem deve fiscalizar e cobrar pelo trabalho deles somos nós.

Os deputados são os responsáveis pela elaboração das leis, assim como pela votação das mesmas, aprovando-as ou não. As leis regem o comportamento da população e, portanto, é tão importante saber quais delas tramitam na Assembleia e no Congresso.


QUAIS SÃO OS DEVERES DOS DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS


DEPUTADO ESTADUAL

O deputado estadual atua na Assembleia Legislativa e tem a função de propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais, elaborar e emendar a Constituição estadual, julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador do Estado, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, entre outros. 

Podem também interceder junto ao governador por liberações de verbas para obras e melhorias nos municípios.

Os deputados estaduais são eleitos pelo sistema de voto proporcional, no qual se leva em conta a votação da legenda (partido político ou coligação), para a definição do número de candidatos eleitos pela mesma e, a partir da votação obtida pelo candidato, determina-se quais candidatos de cada legenda ocuparão as vagas conquistadas.

 DEPUTADO FEDERAL

O deputado federal tem como incumbência propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis. Os deputados são eleitos por estados sendo que cada um possui uma representação proporcional a sua população, definida por lei complementar, com o número mínimo de oito e máximo de setenta deputados por estado e 513 no total. 

Cada partido ou coligação partidária elege uma quantidade de deputados proporcional a quantidade de votos recebidos, porém a cláusula de barreira exige um número mínimo de votos por partido. Dentro de cada um, os deputados eleitos são determinados pela ordem de votação.

A Câmara dos Deputados atua em conjunto com o Senado Federal na esfera legislativa. Sua função é também de fiscalizar o executivo, podendo instaurar Comissões Parlamentares de Inquérito.

Agora você já sabe quais são as incumbências dos deputados, podendo sempre cobrá-los. Um belo exemplo de atuação da população foi através do projeto Ficha Limpa, que graças à pressão e fiscalização popular foi devidamente votado no Congresso e aprovado pelo Senado garantindo mais transparência e qualidade nas eleições. 

Lembre-se que os deputados são seus representantes, portanto, faça valer seu direito e acompanhe o trabalho das pessoas que você escolheu para tomar decisões por você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário